Na noite de sábado, 27 de dezembro de 2025, após um período fechada para reforma, a Igreja Matriz de Santa Isabel reabriu oficialmente suas portas para o povo terra-santense. O primeiro momento foi marcado pela solene cerimônia de reabertura, realizada na porta da igreja matriz. Na ocasião, foi feita a leitura do histórico da Matriz, desde a sua construção, passando pelo período de reforma, até a tão aguardada reabertura.
Em seguida, ainda durante a cerimônia, a Câmara Municipal de Vereadores de Terra Santa realizou a entrega do Título de Cidadão Terra-Santense ao Padre Rodrigo Allan, em reconhecimento aos relevantes serviços prestados às comunidades do município. Logo após, aconteceu o descerramento da placa inaugural e a abertura das portas da igreja, realizadas pelo Bispo Diocesano de Óbidos, Dom Bernardo Johannes, pelo Padre Rodrigo Allan e por dois representantes das comunidades, um da cidade e outro do interior da Paróquia de Santa Isabel.
Na sequência, teve início a solene Celebração Eucarística de Dedicação do Altar da Igreja Matriz de Santa Isabel, presidida por Dom Bernardo Johannes, Bispo Diocesano de Óbidos, e concelebrada por Dom Giuliano, Bispo Emérito da Diocese de Parintins, pelo Padre Rodrigo Allan, pároco da Paróquia de Santa Isabel, e por mais 14 padres. Ao término da celebração, todos foram convidados para um grande jantar realizado na Praça da Matriz, onde a comunidade pode degustar um delicioso churrasco, preparado com muito carinho, celebrando este momento histórico e único para Terra Santa.
No ano de 1962, quando Terra Santa era apenas Distrito de Faro, chegou Frei Eliseu Eismann como vigário da paróquia de Faro mas fixou residência em Terra Santa. Nesse período a Igreja de Santa Isabel que foi inaugurada em 11 de novembro de 1933, já se tornara pequena para o número de pessoas que a frequentava. Segundo relatos da Professora Núbia Bentes Picanço, secretária da paróquia, Frei Eliseu recebeu uma herança de seus pais e com muita ousadia, tomou a decisão de construir a nova Igreja Matriz de Santa Isabel com a herança que recebeu.
Imaginemos uma época que nem transporte existiam para carregar os materiais vindos de outras cidades, para construir uma arquitetura deste tamanho. Com seu carisma de comunicador, convocava a população para os puxiruns e assim os materiais que chegavam, eram carregados do porto de mão em mão até o local da obra. E foi assim que a obra iniciada foi inaugurada no dia 09 de outubro de 1969. No ano de 1970 chegou Pe. Pedro Mayr que trabalhou até 1976. Nesse período ele construiu a torre da Igreja.
O tempo passou, o desgaste natural de mais de 50 anos, começou a apresentar novas necessidades. Com a mesma ousadia de frei Eliseu em construir um prédio de arquitetura moderna num pequeno vilarejo do interior, vimos dois anos atras a ousadia de Pe. Rodrigo Allan, anunciar a reforma da Igreja, para a manutenção desse legado e adaptação do espaço para servir melhor a comunidade de hoje, conservando a essência da visão original.
Por- Redação
Com informações, Paróquia Santa Isabel de Portugal







