Natura e Avon celebram nova lei nacional que proíbe testes em animais

Foto, Reprodução Imprensa Natura 


A nova Lei Brasileira fortalece o compromisso Cruelty-Free das marcas pioneiras


 A sanção da lei federal que proíbe o uso de animais vivos em testes para cosméticos, higiene e perfumes no Brasil marca um avanço histórico para o setor e encontra forte ressonância na Região Norte. Reconhecida como um dos maiores patrimônios de biodiversidade do planeta, a Amazônia é símbolo global de respeito à vida e sustentabilidade, valores que guiam há décadas a atuação da Natura.

Essa evolução regulatória reconhece o protagonismo de empresas que, como a Natura e a Avon, trilharam esse caminho muito antes da exigência legal. A Natura eliminou completamente os testes em animais em 2006 — resultado de um compromisso assumido desde 1998, com a criação de seu Comitê de Segurança de Produtos e do laboratório in vitro em Cajamar.

Essa conquista reforça o compromisso das marcas com a ética, a inovação e a preservação da biodiversidade da Amazônia. Ao adotar e investir em métodos de testes que não envolvem animais, Natura e Avon demonstram que é possível unir sustentabilidade, responsabilidade social e excelência na qualidade dos produtos. Essa mudança também inspira toda a indústria de beleza a seguir um caminho mais consciente e respeitoso com todos os seres vivos.


Para garantir a segurança e eficácia dos produtos, a Natura investe continuamente em mais de 60 metodologias alternativas, como modelos de pele reconstruída e testes in vitro. Em 2019, a Avon também se destacou por ser a primeira marca global de beleza a operar na China sem submeter seus itens aos testes em animais -- uma exigência regulatória no país.


A nova lei brasileira, sancionada em 30 de julho de 2025, consolida uma jornada ética que conecta inovação, ciência e compromisso socioambiental. Atualmente, tanto a Natura como a Avon têm todos os seus produtos aprovados pelo programa Leaping Bunny, considerado o padrão internacional mais rigoroso para certificação cruelty-free, com auditoria independente e monitoramento de fornecedores.

Segundo Ana Costa, vice-presidente de Sustentabilidade, Jurídico e Reputação Corporativa da Natura:

“A sanção dessa lei representa uma conquista coletiva da sociedade, da ciência e das marcas que escolheram trilhar um caminho mais ético e responsável. Seguiremos comprometidos com o avanço de métodos alternativos e com o fortalecimento de uma agenda regulatória que coloque o respeito à vida no centro das decisões.”


Para a Região Norte, o avanço tem um significado simbólico. A relação próxima das comunidades amazônicas com a fauna, a flora e a preservação de recursos naturais se conecta à agenda de beleza responsável das marcas. A Natura, com raízes na sociobiodiversidade amazônica e parcerias com mais de 10 mil famílias de comunidades extrativistas, reforça o compromisso de unir inovação cosmética e conservação da floresta.


Com a nova legislação, o Brasil se alinha a mercados internacionais que já adotam padrões mais éticos, ao mesmo tempo que reforça a atuação pioneira de Natura & Avon e seu papel na promoção de uma beleza que respeita a vida, valoriza a biodiversidade e contribui para o desenvolvimento sustentável da Amazônia e de todo o país.

Sobre a Natura

Fundada em 1969, a Natura é uma multinacional brasileira líder em beleza e cuidados pessoais na América Latina. É a companhia de melhor reputação do Brasil e a mais responsável em ESG pelo ranking Merco há 11 anos consecutivos. Há mais de 25 anos, por meio do relacionamento com comunidades extrativistas na Amazônia, a Natura é pioneira no uso cosmético de bioativos da sociobiodiversidade brasileira. Hoje, essa atuação gera benefícios para milhares de famílias e contribui para conservar 2,2 milhões de hectares de floresta. A Natura foi a primeira companhia de capital aberto a receber, em 2014, a certificação de Empresa B pelo B Lab, organização que reconhece globalmente negócios que combinam a geração de lucro ao impacto socioambiental positivo. Com operações em 14 países na América Latina, os produtos da marca podem ser adquiridos através das mais de 3 milhões de consultoras na região, via e-commerce, aplicativo Natura, ou nas mais de mil lojas. Para mais informações, visite www.natura.com.br ou acesse os perfis da empresa nas redes sociais: LinkedIn, Facebook e Instagram.

Por- Redação
Com informações, Imprensa Natura

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