![]() |
| Foto- MRN |
O foco foi dialogar com os moradores sobre os procedimentos de segurança em situações de emergência envolvendo barragens.
A Mineração Rio do Norte (MRN) realizou mais uma edição do Seminário Orientativo do Plano de Ação de Emergência para Barragens de Mineração (PAEBM) na vila Água Fria, que pertence ao território quilombola Boa Vista, localizada no município de Oriximiná (PA). O encontro, realizado no último sábado (11), contou também com a participação da Defesa Civil, reforçando a importância da integração entre comunidade, órgãos de proteção e a empresa. O foco foi dialogar com os moradores sobre os procedimentos de segurança em situações de emergência envolvendo barragens.
Segundo Carlos Rangel Ferreira da Cruz, atual coordenador do PAEBM da MRN, a atividade é essencial para garantir que todos compreendam o papel de cada um em caso de emergência. “O objetivo é garantir que as pessoas se sintam seguras caso ocorra algum incidente com nossos reservatórios, mesmo sabendo que as casas da comunidade estão na zona de auto salvamento. O exercício reforça a confiança de que a MRN está preparada para agir e proteger a comunidade”, reforça.
O encontro, que ocorreu na casa do morador Florivaldo Jesus, foi marcado por um clima de diálogo, aprendizado e cooperação, fortalecendo a cultura de prevenção e o relacionamento entre a empresa e a comunidade. “Esse encontro vem tirar nossas dúvidas sobre o que ainda não conhecíamos e mostra a parceria da empresa, que está sempre preocupada com o bem dos ribeirinhos ao seu redor”, afirma Florisvaldo Jesus, morador da Vila Água Fria.
Durante o seminário, os participantes receberam orientações práticas sobre rotas de fuga, pontos de encontro e sinais de alerta, além de atividades educativas voltadas para crianças, conduzidas pela equipe da MRN. “De forma bem lúdica, trouxemos uma cartilha personalizada para que as crianças aprendessem sobre o PAEBM, reconhecendo o som da sirene, as rotas e o ponto de encontro. Elas conseguiram explicar para os pais, de forma simples na linguagem infantil, o que aprenderam, reforçando a importância do plano, que salva vidas”, explica a analista da Gerência de Desenvolvimento da MRN, Adriane Galvão.
A Defesa Civil Municipal também participou da ação, reforçando a importância do trabalho conjunto com a empresa. “É muito importante que a Defesa Civil participe desses simulados com a MRN, repassando aos comunitários os conhecimentos sobre as barragens e os procedimentos de segurança”, ressalta Paulo Paixão, coordenador da Defesa Civil de Oriximiná.
Com ações como essa, a MRN reafirma seu compromisso com uma operação segura, responsável e em constante diálogo com as comunidades vizinhas às suas áreas de atuação. Mais do que orientar, o seminário foi um momento importante de escuta, troca de experiências e construção conjunta da cultura de prevenção.
Por- Redação
Com informações, Imprensa MRN
