![]() |
Fotos- redes sociais prefeito Fonseca e Reprodução |
A expectativa da população de Oriximiná é grande para a inauguração do Shopping Popular.
O estabelecimento está localizado na passagem Antônio Bentes com a Avenida 24 de Dezembro, no Centro. O novo shopping conta com 2 mil metros quadrados de área construída e cerca de 66 permissionários estão habilitados a trabalhar no local.
Agora os oriximinaenses tem um shopping para chamar de seu. O diferencial do empreendimento é a forma acolhedora que o poder público fez ao selecionar antigos empreendedores que estavam a muito anos em barracas e ocupavam os antigos mercados e feira que foram demolidos para a melhoria do paisagismo e infraestrutura no centro da cidade.
As primeiras ações do Governo da Transformação levaram a uma intervenção ousada. Ao retirar as ocupações irregulares e demolir antigas estruturas e iniciar obras até então não vistas no município. A mudança gradualmente convenceu até os mais céticos que não apoiavam os trabalhos do Delegado Fonseca e seus secretários.
A antiga feira deu lugar a um estacionamento, a segunda via da avenida 24 de dezembro deu lugar a uma bela orla. E neste dia um shopping é inaugurado para coroar a Princesa do Trombetas. Quem olha o passado apenas guarda lembrança de estruturas que serviam para a prática de ilícitos e hoje, com o investimento do dinheiro público traz alegria e enchem os olhos do povo e agradam os visitantes.
O prédio conta com infraestrutura e um piso superior. Tem vista ampla para o Rio Trombetas e é convidativo para ser um point para encontrar amigos e fazer compras.
No dia 8, o prefeito Delegado Fonseca comunicou ações a favor da mulher:
"Nesse dia tão importante anunciamos importantes avanços na concretização das políticas públicas para a mulher oriximinaense, entre elas: 1) a implantação do aplicativo Anjo, para a proteção das nossas mulheres contra a violência doméstica; 2) a criação do Gabinete Rosa para dar assistência às mulheres em situação de vulnerabilidade e; 3) a criação da secretaria municipal da Mulher", escreveu Fonseca.
A prefeitura ira atender a população com o Gabinete Rosa no novo shopping popular.
USINA DE JUTA
Na Amazônia o beneficiamento de juta, teve seu apogeu na década de 50 e em muitas cidade foram construída usinas de beneficiamento.
No Baixo Amazonas, a juta, era usada principalmente na indústria têxtil para ensacamento nas décadas de 70 a 90 e cuja fibra serve também como revestimento interno de automóveis e como substituto do gesso na construção civil. A atividade sobre a fibra vegetal tem grande potencial lucrativo e de complemento de renda.
No auge, a fibra produzida no oeste paraense (além de Alenquer, em Almeirim, Juruti, Prainha, Óbidos, Oriximiná e Santarém) representou um ciclo socioeconômico de importância nacional, sobretudo pelas condições climáticas favoráveis e a abundância de água, necessária para o processo de desfibramento.
Para Maria Dilma do Rosário Xavier, 68 anos, que trabalhou na indústria em 1986 recorda que era empregada com carteira assinada. E haviam diferentes setores de trabalho como o varal para secar a juta, a prensa e a classificação.
Maria também recorda que a usina empregava muitos trabalhadores no município e que recebiam um salário mínimo por mês.
Com o declínio da juta o prédio foi adquirido pela Prefeitura de Oriximiná e permaneceu abandonado por décadas até tornar-se o primeiro Shopping na cidade.
Por- Redação
Fonte: Agência Pará/Ascom/Delegado Fonseca/ Infobrl