![]() |
Fotos- Comunicação IJUS |
A ação começou com a Aula Inaugural da Capacitação em Sistemas Agroflorestais
Em atendimento ao licenciamento ambiental da LT 230kV Oriximiná – Juruti – Parintins, a PATE (Parintins Amazonas Transmissora de Energia), em conjunto com o IJUS, elaborou o projeto REFLOR (Projeto de Reposição Florestal e Capacitação para Sistemas Agroflorestais no PAE Juruti Velho – PA e PAE Vila Amazônica – AM), com objetivo de fomentar a restauração ambiental dentro do território, por meio da capacitação em sistemas Agroflorestais de comunitários jovens e adultos, além de destinar uma área de 138 hectares para fins de Servidão Florestal e fomento à pesquisa de produtos florestais não madeireiros.
Com o objetivo de promover a recuperação ambiental e o fortalecimento da agricultura sustentável, o Instituto Juruti Sustentável (IJUS) deu início às primeiras atividades de campo do Projeto REFLOR. A ação começou com a Aula Inaugural da Capacitação em Sistemas Agroflorestais, realizada na Vila Muirapinima-Juruti/PA e na Vila Açaí-Parintins/AM, reunindo mais de 70 jovens e adultos das comunidades locais. A capacitação tem como foco preparar os participantes para replicar, em suas próprias áreas, técnicas de para implantação de Sistemas Agroflorestais, incluindo:
Construção de viveiros florestais
Produção de mudas
Preparo de áreas degradadas
Implantação de Sistemas Agroflorestais (SAFs)
Além da aula teórica, o início do projeto contou com visitas técnicas nas áreas que serão objeto do Inventário Florestal Amostral, totalizando 138 hectares de área mapeada, sendo 26 hectares na Vila Amazônia (Parintins-AM) e 112 hectares no PAE Juruti Velho (Juruti-PA). O inventário irá subsidiar a servidão florestal e manejo de produtos não madeireiros, fortalecendo a pesquisa para uma rede de sementes para restauração ecológica da região.
A engenheira florestal, especialista em Restauração Ecológica Paula Soares, coordenadora técnica do Projeto REFLOR, está à frente de todo o processo executivo, garantindo o rigor técnico e a participação ativa das comunidades. O início desta nova fase contou com a presença da Gustavo Hamoy, Diretor Presidente do IJUS; Flavia Lima, Coordenadora Geral de Meio Ambiente da ELECNOR do Brasil; Claudionei Lopes, representando a CELEO/PATE, lideranças comunitárias e a equipe técnica do projeto.
O Projeto REFLOR reforça o compromisso coletivo com a legislação ambiental, a restauração florestal e o desenvolvimento sustentável do território.
Por- Redação
Com informações, Comunicação IJUS