![]() |
| Reprodução/ ASCOM-PMO |
Os eventos voltarão a ser realizados nos bairros, onde se concentram os blocos.
Em entrevista coletiva concedida pelo prefeito de Óbidos, Jaime Silva - MDB, anunciou mudanças que afetam a realização do Pré-Carnapauxis 2023. A principal delas é que os eventos voltarão a ser realizados no seu formato tradicional, ou seja, feito nos bairros, onde concentram os blocos.
À medida que segundo o governo informou aos blocos, a chegada dos blocos não acontecerá mais no sesquicentenário, no Centro da cidade, e assim devem voltar a acontecer nos próprios redutos onde os blocos têm as suas concentrações, como nos primórdios do evento.
De acordo com a prefeitura local, a mudança no formato se deu por conta da Praça da Cultura, que no período da folia é chamada de “Fobódromo”, vai ter que passar por obra de reforma visando uma provável melhoria da infraestrutura para o Carnapauxis 2023.
Ainda segundo o mandatário, a mudança também foi motivada pela realização do projeto de fim de ano da prefeitura, que irá promover uma programação, com destaque para o natal popular, além disso a praça será ornamentada, e as estruturas retiradas após o período de festas.
“Decidimos então não levar os pré-carnavais para a praça. Somos conhecidos por fazer o melhor carnaval de rua da região, nossos blocos originalmente são de rua, por isso, no ano que vem, teremos essa mudança, com o retorno das concentrações dos pré-carnavais nos bairros. Nossa expectativa é que os blocos consigam trabalhar e arrecadar recursos para ajudar nos trabalhos que fazem”, ressaltou.
Com a determinação de Jaime Silva, a primeira saída já acontece no dia 1º de janeiro de 2023, data em que o município recebe visitantes, turistas de outras cidades, que se juntam à população obidense, a qual espera ansiosamente pelo primeiro grito de carnaval já no primeiro dia do ano novo.
Segundo o governo, a mudança já foi informada às coordenações dos sete blocos oficiais que compõem o Carnapauxis, que estão acertando os detalhes com a pasta da Cultura. Quanto ao período oficial da grande festa, o prefeito de Óbidos garantiu que o planejamento é fazer o maior Carnapauxis dos últimos tempos, levando em consideração a saudade dos brincantes, que por conta do período pandêmico, estão afastados há dois anos da folia do “Mascarado Fobó”, como também é conhecida a folia dos obidenses.
“Estamos em constante diálogo com os nossos deputados e com o próprio governo do Estado, em busca de auxílio financeiro para fazer uma grande festa, digna do tamanho do nosso carnaval. Os aparatos necessários de saúde, segurança pública e todo os requisitos que essa grande festa requer, estão sendo observados, para que possamos melhorar”, complementou o prefeito.
O Pré-Carnapauxis, no município de Óbidos, oeste do Pará, começará oficialmente já no dia 1º de janeiro de 2023. Esse período é quando os blocos carnavalescos fazem mobilizações aos domingos nos meses que antecedem o período oficial do Carnapauxis.
Silva ressaltou ainda da necessidade da vacinação da população contra a Covid-19 como item primordial para que Óbidos tenha um carnaval ainda mais seguro para todos.
O Carnapauxis 2023 será realizado no período de 15 a 21 de fevereiro.
Da Redação
