Câmara de Óbidos anuncia mudanças no serviço de emissão da carteira de identidade durante o recesso de fim de ano

Foto- Eury Silva

Retirada do documento será suspensa a partir de 22 dezembro, já os agendamentos seguem até o dia 29.


O Posto de Identificação da Polícia Civil que funciona na Câmara Municipal de Óbidos, anunciou que haverá mudanças no atendimento ao público no período de final de ano, por isso definiu datas para a suspensão e o retorno dos serviços de agendamento para e emissão do Registro Geral (RG), e a retirada do documento. As alterações na prestação do serviço foram motivadas pelo recesso das atividades no Poder Legislativo.

Os agendamentos poderão ser realizados até o dia 29 de dezembro de 2023, a partir desta data o serviço só estará disponível no dia 2 de janeiro de 2024. Já o serviço de coleta de informações, digitais e a entrega do documento, que é popularmente conhecido como carteira de identidade, será realizado até o dia 22 de dezembro de 2023, com retorno programado para o dia 8 de janeiro de 2024.

Viviane Linhares, coordenadora do Posto de Identificação, destacou que houve o cuidado para assegurar neste final de ano o agendamento, para atender principalmente os alunos da rede pública que precisam apresentar o documento de identificação.

“Nós já estamos agendando inclusive pra 2024, então você que tem interesse em fazer o seu agendamento, principalmente o pessoal que vai fazer matrícula nas escolas, não deixe pra cima da hora, já venha fazer o seu agendamento que nós vamos estar atendendo até 29 de dezembro desse ano e, em 2024 a partir de 2 de janeiro”, explicou.

Desde a segunda semana do mês de outubro, quando a câmara passou a emitir o documento, já foram realizados 476 atendimentos, com duas prestações de contas aprovadas pelo setor de identificação da Delegacia Geral de Polícia Civil do Pará.

O presidente da Câmara, vereador Rylder Afonso, avaliou positivamente os primeiros meses de atividades do Posto de Identificação da casa, e garantiu que está trabalhando no planejamento para realizar ações itinerantes, ainda no primeiro semestre de 2024.

“Vamos trabalhar para conseguir alguns mutirões de atendimentos para a emissão da carteira de identidade em algumas das nossas comunidades. Eu como morador da zona rural sei o quanto esse serviço é necessário, e nem sempre está à disposição da população do interior devido à grande demanda do nosso município. Estamos muito satisfeitos com o trabalho que está sendo realizado e vamos trabalhar para expandir essa ação que foi a grande novidade da câmara nesse ano de 2023”, comemorou o presidente.

Como é feito o agendamento

Para quem mora na zona urbana de Óbidos, o agendamento deve ser feito, apenas de forma presencial, de segunda a sexta-feira, de 8h às 14h, na sede da Câmara de Óbidos, que fica localizada na Rua Deputado Raimundo Chaves, no Centro da cidade. Já para os moradores da zona rural, o agendamento é realizado somente as quintas-feiras, por meio do número (93) 99108-0716, no horário de 8h às 14h.

Menores de 16 anos devem estar acompanhados de seu responsável legal: pai, mãe, tutor designado legalmente ou o indicado nos processos de guarda (administrativo ou judicial) em andamento.

Os interessados devem apresentar os documentos originais e cópias das certidões de nascimento e casamento e duas fotos 3x4 recentes. A partir da segunda via do RG, é obrigatório o pagamento da taxa de R$ 35,33.

Por- Redação

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