![]() |
Fotos- Eury Silva |
A experiência inédita contou com a partição de alunos do 1° ao 5° ano do Ensino Fundamental.
Um passeio pelo patrimônio histórico arquitetônico de Óbidos, marcou a aula de história realizada nesta quinta-feira (8), com dezenas de alunos do ensino fundamental da rede pública de ensino de Curuá, que participaram de uma excursão promovida pelas escolas Profª. Valdeizes Almeida Nunes e Ismael Chaves.
A visita teve como objetivo mostrar aos alunos a importância do patrimônio histórico obidense, para o contexto histórico regional e nacional.
A excursão passou pelo Quartel General Gurjão (Casa da Cultura), Praça Barão do Rio Branco (Praça de Sant’Ana) e o Forte Pauxis, todos localizados no Centro da cidade. Os detalhes e a relevância de cada espaço visitado, foi apresentado por um guia turístico disponibilizado pela Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Semcut).
A professora Renata Gabriela, uma das coordenadoras da visita, explicou que o momento vai ser importante para contextualizar com os alunos, as informações repassadas nas aulas sobre a história do Pará.
"Resolvemos sair do repasse do conhecimento em quatro paredes com essa atividade extra, fora da sala de aula, realizando essa primeira excursão com os alunos do primeiro ao quinto ano. Aqui eles estão podendo ver todos os lugares que fizeram parte da história desse importante município para a nossa região que é Óbidos", disse a professora.
Além dos alunos, professores, diretores e o apoio da equipe pedagógica, o grupo de Curuá formado por cerca de 60 pessoas, contou com a presença de alguns pais de alunos, que aproveitaram para também conhecer a história da cidade Pauxi.
"Foi a primeira vez que isso aconteceu com essas turmas das duas escolas. Tivemos uma acolhida muito boa pela Secretaria de Cultura que nos recebeu muito bem em Óbidos. Todos estão gostando muito, alunos, professores e alguns pais que estão nos acompanhando na viagem e aproveitando para também conhecer um pouco mais da história de Óbidos", destacou o vice-diretor da Escola Ismael Chaves, Adelson Pinho.
Os alunos devem apresentar outros trabalhos e apresentações pedagógicas, com relatos do que foi visto durante a excursão, e sobre os aprendizados da história de Óbidos adquiridos durante as visitas.
Por- Redação